Língua: Alemão – Legendas: Português / English Formato: HD 15:57 min
Extrato da peça:
Devido aos insucessos conjugais muitas destas crianças crescem na maioria dos casos só com as mães. O que é que aconteceu às crianças que os milhares de moçambicanos deixaram na Alemanha? Há 5.000 dessas crianças que cresceram em 1990 nos novos estados federados sem os seus pais, numa atmosfera muitas vezes desagradável. Não foi só o nosso dinheiro que perdemos, perdemos também os nossos filhos! Eu nunca vi o meu filho, não sei nada dele! muitas vezes sinto-me mal, não quero morrer sem nunca o ter conhecido, mas os voos de avião são caros! Para com isso! até parece que fizeste alguma coisa por isso, se tu ném das crianças que tens aqui consegues tomar conta! Mas aquelas crianças lá, são também parte da nossa identidade, e elas também sentem a nossa falta porque somos uma parte delas!
Manuel Siegert de 25 anos, viaja para Halle an der Saale, o lugar de seu nascimento. Ele quer nos contar a história da busca do seu pai biológico moçambicano e visitar os lugares onde ele viveu e trabalhou.
Não só se encontra com antigos colegas de trabalho e companheiros de seu pai, como também nos conta como foi discriminado desde a infância por causa cor da sua pele e da frustração que ele sentia por não ter tido um pai que o tivesse protegido.
Foi sómente em 2012, e já adulto, que ele conseguiu encontrar o seu pai e visitá-lo em Maputo. A realização do seu sonho de infância e a importância da sua nova família Africana descreve-as Manuel não só com palavras, mas também através do seu forte e sensível carisma.